Além de desenvolver a criatividade e comunicação, brincar de faz de conta envolve as crianças no conhecimento, tornando tudo mais divertido, despertando interesse pelo conteúdo e fazendo com que o aluno aprenda com mais facilidade.
Vimos no módulo 2 que os seres humanos viviam em cavernas e caçavam para sobreviver. Agora, vamos aprender sobre as aldeias, que começaram a existir devido às práticas de agricultura e criação de animais desenvolvidas pelos seres humanos. Com os novos costumes, os grupos passaram a ter um local fixo de moradia, isso facilitou a sobrevivência humana e influenciou inclusive no surgimento das práticas de comercialização de produtos. Sabia que naquela época as sementes eram utilizadas como moeda de troca?
Para fixar esse conteúdo, fizemos uma brincadeira de faz de conta, propondo que os alunos representassem as aldeias utilizando os objetos disponíveis. Montamos o rio com tatame, utilizamos animais de brinquedo e caixas de papelão para fazer a nossa aldeia na sala.