Alunos independentes,
seguros e confiantes
Para nós do Colégio Ágape, a forma como nossos alunos irão utilizar o conhecimento ao longo da vida é uma questão decisiva e essencial. Por esse motivo contamos com um programa educacional que estimula valores para uma vida plena e feliz, além de competências que fundamentam um aprendizado pautado em resultados. Dessa forma, o “Líder em Mim”, desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos Estados Unidos e baseado no consagrado livro: Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”, permite aos alunos utilizar ferramentas para definir suas metas e prioridades, avaliar suas ações e acompanhar seus resultados através de dados, gráficos e diagramas a respeito de seu desenvolvimento nos estudos, tornando-os proativos em relação ao seu dia a dia em casa ou na sala de aula.
LÍDER EM MIM
Mas, por que queremos formar Líderes?
Entendemos que ser líder é ser protagonista da própria vida. É ser alguém confiante e proativo, com as competências socioemocionais necessárias para enfrentar os desafios deste século.
Nós queremos formar indivíduos preparados para a vida!
O reflexo disso é percebido dentro da sala de aula com o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de indisciplina. Além disso, alunos com competências socioemocionais desenvolvidas têm mais chances de concluir a educação básica e superior, fazem mais amigos, têm melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam.
Crianças e adolescentes preparados para o presente e o futuro são agendas da transformação para uma sociedade melhor.
– Eventos que desenvolvem e estimulam diferentes papéis de Liderança entre os alunos;
– A construção de uma cultura de liderança dentro e fora do ambiente escolar através do reconhecimento das grandezas dos alunos;
– Ensina a organização através de um planejamento para atingir as metas, as quais devem sempre ser muito claras;
– Compreensão dos hábitos e práticas que os auxiliarão a ser mais independentes e confiantes em sua vida. Ser proativo, ter metas, ter senso de importância, pensar no ganha-ganha, ter empatia, criar sinergia e por fim, buscar o equilíbrio;
– “Caderno de Liderança”, ferramenta que os alunos utilizam para definir suas metas, colocar prioridades, avaliar suas ações e acompanhar seus resultados através de dados, gráficos e diagramas a respeito de seu desenvolvimento nos estudos, tornando-os proativos em sua vida, tanto pessoal quanto acadêmica.
Hábito 1: Seja Proativo
Eu sou uma pessoa responsável. Eu tenho iniciativa. Eu escolho minhas ações, atitudes e humor. Eu não culpo os outros por meus erros. Eu faço a coisa certa sem que me peçam e mesmo quando ninguém está olhando.
Hábito 2: Comece Com o Objetivo em Mente
Eu faço planos e defino metas. Eu faço coisas que têm significado e fazem diferença. Sou uma parte importante de minha classe e contribuo para a missão e visão de minha escola. Eu procuro ser um bom cidadão.
Hábito 3: Faça Primeiro o Mais Importante
Gasto meu tempo com as coisas mais importantes. Isso significa que eu digo ”não” para coisas que sei que não devo fazer. Eu estabeleço prioridades, defino uma agenda e sigo meu plano. Sou disciplinado e organizado.
Hábito 4: Pense Ganha-Ganha
Eu equilibro a coragem para conseguir o que quero com a consideração pelo que os outros querem. Faço depósitos na conta bancária emocional dos outros. Quando surgem conflitos, procuro outras alternativas.
Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido
Ouço as ideias e os sentimentos das outras pessoas. Tento ver as coisas do ponto de vista delas. Escuto os outros sem interromper. Tenho confiança em manifestar minhas opiniões. Olho as pessoas nos olhos quando falo.
Hábito 6: Crie Sinergia
Valorizo os pontos fortes dos outros e aprendo com eles. Dou-me bem com os outros, mesmo aqueles que são diferentes de mim. Trabalho bem em grupo. Procuro ouvir a opinião dos outros para resolver problemas porque sei que, juntos, podemos criar soluções melhores do que qualquer um de nós sozinho. Tenho humildade.
Hábito 7: Afine o Instrumento
Eu me alimento corretamente, pratico atividades físicas e durmo bem. Passo tempo com a família e amigos. Aprendo de diversas maneiras e em diversos lugares, não apenas na escola. Invisto tempo para encontrar formas significativas de ajudar os outros.